Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

Liberdade: Secretaria de Meio Ambiente realiza 2ª edição do projeto “De Volta ao Ninho”

Na última quarta-feira (14/03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Maturéia realizaram a segunda edição do projeto de conscientização ambiental, “De Volta ao Ninho”.


Assim como na primeira edição em 2017, o projeto se concentrou na promoção de ações de conscientização sobre a importância de manter animais silvestres na natureza. O projeto teve o intuito de mobilizar populares do município e região para devolverem ao habitat natural os animais silvestres que são criados irregularmente em casa.

Durante a manhã e tarde da quarta-feira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gustavo Wanderley, juntamente com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Veterinária, Jessyka Carvalho, estiveram recebendo animais silvestres na entrega voluntária que aconteceu na praça municipal José Alves da Costa, reunindo populares, funcionários da prefeitura e estudantes.

Dentre os animais devolvidos voluntariamente, estavam dois macacos-prego e dois jabutis. As pessoas que entregaram livremente os animais criados irregularmente em domicílios não sofreram nenhuma penalidade por isso.

Segundo o coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, Edilton Nóbrega, o projeto é uma atitude benéfica para o município. “Trazendo para a população essa consciência de não ter animais irregulares em cativeiro e proporcionando essa entrega voluntária, o que município tá proporcionando aqui é que eles (populares) venham entregar esses animais e não vão ser multados. E os animais que são daqui da região a gente tá soltando, de inicio, na própria região. Então tá fechando esse ciclo e essa consciência ecológica, isso é que é muito importante”, disse.

Antecedente a entrega voluntária de quarta-feira, durante esta semana o Secretário Gustavo Wanderley e representantes do IBAMA fizeram a devolução de vários passarinhos à natureza, soltando na área de preservação do Pico do Jabre.  

Gustavo Wanderley conta que o projeto é uma ação que vai além de conscientizar a população, mas de garantir a readaptação de animais que viviam em cativeiro. “O IBAMA vai se encarregar de levar esses animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde eles vão passar por um processo de readaptação e exames médicos para saber como está a saúde desses animais e, posteriormente, esses animais vão ser soltos em um área de preservação legal”.

Fonte: Portal da Prefeitura de Matureia-PB

Postar um comentário

0 Comentários