Cerca
de 620 mil pessoas se cadastraram, até as 17h da terça-feira (16),
no site "Não me perturbe" no primeiro dia de operação do serviço,
segundo informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O
site permite ao consumidor pedir para não receber mais ligações de
telemarketing de empresas de telecomunicação.
O cadastro nacional, criado pelas empresas do setor, ficou conhecido como lista de "não perturbe". O site entrou no ar nesta terça (saiba como fazer o cadastro ao final desta Matéria).
Segundo
o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel
Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), a plataforma recebeu durante o dia,
em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil
acessos na parte da manhã.
Pouco
antes das 14h, o site estava sobrecarregado, o que dificultava a
realização de novos cadastros. A mensagem exibida na página era a
seguinte: "Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu
registro, por favor tente novamente".
O cadastro foi criado pelas empresas de telecomunicações após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma
ou todas as empresas. A lista não vale para outros serviços, como
ligações de bancos.
O
prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do
cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou
penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
Fonte: G1