As escolas municipais estão celebrando o São João com professores e alunos de forma virtual, promovendo um arraiá virtual com vídeos produzidos por professores e alunos diretamente de suas casas. Os vídeos trazem danças típicas e roupas a caráter para época junina.
As atividades estão sendo realizadas na escolas da zona urbana e rural de Matureia, além da creche municipal Santa Cecília, com características típicas que remetem à cultura do sertão, não deixando morrer a tradicional festa junina das escolas.
“São João é tempo de muita alegria, e a gente não poderia deixar de comemorar mesmo que virtualmente nessa situação atípica. Um abraço especial para todos os pais e alunos que não medem esforços para realizar com excelência cada atividade proposta. Ano que vem, se Deus quiser, será comemoração o mês todinho! Se cuide e cuidem dos seus, pessoal”, expressaram as Professoras da Escola José Ramalho Xavier, Eliane, Kattiane, Lindete e Magna.
Na Escola José Ramalho as professoras Eliane, Kattiane, Lindete e Magna desenvolveram junto com alunos o cordel “São João na pandemia”, que relata o atual cenário de pandemia que modifica as tradições e os costumes neste período junino, como acender fogueiras e a queima de fogos de artifícios. No cordel, as professoras e alunos falam sobre os problemas respiratórios decorrentes da inalação de fumaça e gases tóxicos liberados por fogueiras juninas e da queima de fogos de artifício, destacando a importância de celebrar o São João em casa e de evitar essas atividades para preservar a saúde da família e toda população.
Fonte: www.matureia.pb.gov.br
0 Comentários