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Reunião sobre Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para apicultores de Matureia é realizada


Foto: Assessoria

Os apicultores de Matureia irão começar a receber no mês de outubro deste ano o serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para aperfeiçoamento da apicultura local. A ATeG tem o foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa.

Os apicultores do município serão acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da metodologia aplicada. O serviço consiste em uma metodologia fundamentada no conhecimento da realidade produtiva e gerencial de cada propriedade rural, e identificação dos pontos fortes e pontos fracos para estabelecer estratégias de crescimento e assim atingir metas e objetivos planejados pelo produtor em conjunto com os técnicos de campo. A assistência técnica é voltada à gestão da atividade sobre questões econômicas, produção, propriedade e lucros, colaborando para o crescimento da apicultura municipal.

A ATeG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. A metodologia da ATeG é dividida em cinco ações que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, focada em uma atividade produtiva, conforme esquema abaixo:

1. Diagnóstico produtivo individualizado

Etapa de conhecer a realidade da propriedade rural, através do levantamento das informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações a serem acompanhadas.

2. Planejamento estratégico

A partir das informações do diagnóstico, produtores rurais e técnicos estabelecem as metas e os objetivos para a atividade produtiva em atendimento.

3. Adequação tecnológica

É a etapa de execução das orientações planejadas e repassadas pelo técnico de campo, para melhoria do processo produtivo e gerencial, utilizando as ferramentas desenvolvidas pelo Senar.

4. Capacitação profissional complementar

Com o propósito de auxiliar na adoção de tecnologias, na melhoria de processos para a tomada de decisões, o Senar dispõe de um portfólio de inúmeras capacitações que podem ser utilizadas durante a ATeG. Os técnicos de campo mapeiam a demanda dos produtores e repassam ao Senar e aos sindicatos rurais para que as vagas em treinamentos práticos sejam preenchidas.

5. Avaliação sistemática de resultados

Consiste no processo de avaliação do desempenho da propriedade ao longo do ciclo de produção. As informações coletadas durante a execução da ATeG serão transformadas em indicadores de desempenho, sendo base para a tomada de decisão e projeção dos próximos passos da propriedade, na visão de empresa rural.

O Senar é responsável pela segurança e confidencialidade das informações. É respeitado o anonimato e sigilo de cada propriedade rural, com base na lei geral de proteção de dados – Lei nº. 13.709.

Assessoria 

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