Em comemoração ao mês das mães, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um evento dedicado às mães que são atendidas pelo Programa Criança Feliz no município. Foi proporcionada uma homenagem às mães e futuras mamães do programa, destacando a importância e os desafios do papel da mãe na sociedade.
Temáticas sobre a valorização das mães e a conscientização sobre cuidados com os filhos estavam entre os assuntos abordados no evento. “Falamos sobre a importância de ser mãe e o quanto nossos filhos precisam de nós. O foco foi a valorização de ser mãe nesse tempo desafiador”, destaca a Secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Barbosa.
O evento ainda contou com a entrega de brindes para as mães presentes. Ao todo, o Criança Feliz atende 200 famílias no município, dentre gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, com visitas periódicas para acompanhamento e orientação às famílias visando fortalecer os vínculos familiares e estimular o desenvolvimento infantil.
Programa Criança Feliz
O Criança Feliz é um programa do Governo Federal voltado a famílias de baixa renda, que tem como objetivo o desenvolvimento integral da primeira infância. O programa visa o atendimento a gestantes e crianças de até três anos de idade inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação consiste em realizar visitas domiciliares e levar orientações às famílias para o melhor desenvolvimento na primeira infância, ao integrar ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.
O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e conduzido pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.
A proposta do programa tem como foco o acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento infantil a partir de ações que incentivam o crescimento saudável, adequado e feliz da criança, considerando seu contexto vida e ambiente familiar, com cuidado integral e integrado com a criança, desde a concepção até os 6 anos de idade. Tem como ponto central a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.
Fonte: https://matureia.pb.gov.br/
0 Comentários