Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

Rio teve 30% da chuva esperada para o mês de janeiro em 12 horas

(Foto: Reprodução/TV Globo)
A cidade do Rio amanheceu em estágio de atenção nesta segunda-feira (8) por causa da chuva. Em 12 horas, choveu o equivalente a 30% do esperado para todo o mês de janeiro. A cidade teve registro de bolsões d'água e alagamentos em vários pontos.

O sistema de transporte chegou a ser prejudicado, com problemas no BRT e nos trens. As regiões mais afetadas, desde a madrugada, foram as Zonas Norte e Oeste. Os principais registros de chuva forte ocorreram nas estações de Madureira, Penha, Grajaú, Jacarepaguá, Piedade, Grota Funda e Barra. 


Por volta de 7h, a intensidade da chuva tinha diminuído, mas os alagamentos persistiam. Ainda está prevista chuva forte para esta segunda-feira (8) e para a terça (9), de acordo com a meteorologia. 

No Engenho da Rainha, na Zona Norte, passageiros de um ônibus ficaram ilhados mais de cinco horas e só conseguiram sair do veículo com a ajuda dos bombeiros. Na Avenida Olof Palme, na Zona Oeste, vários motoristas perderam as placas em meio a enchente. Elas foram colocadas nas grades do RioCentro. 

Em Curicica, o alagamento atingiu cerca de um metro de altura, e um homem foi flagrado andando de bote, como mostrou o Bom Dia Rio. Em Higienópolis e Bonsucesso, ônibus aceleravam com água na altura dos pneus. 

O prefeito Marcelo Crivella avaliou os transtornos na cidade: "Nós acompanhamos no COR (Centro de Operações Rio) e não tivemos grandes incidentes, graças a Deus, mesmo com esse volume de chuva grande que tivemos essa semana", afirmou. 
 
Ainda na noite de domingo, houve transbordamento de rios em Barra Mansa. Pela manhã, municípios ficaram em estágio de atenção para elevação do nível de rios às 8h, como São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti, Rio, Nova Iguaçu e Petrópolis, segundo o sistema de Alerta de Cheias do Inea. Às 8h40, Caxias entrou em alerta para o possível transbordamento do rio Saracuruna.

Chuva afeta transportes

A circulação do ramal Belford Roxo, da SuperVia, foi interrompida às 5h50 e iniciada às 7h. A do ramal Saracuruna foi interrompida às 6h50 e retomada às 8h.
O BRT Transcarioca informou que, por conta da chuva, o serviço estava irregular. Havia bolsões d'água entre as estações Pinto Teles e Capitão Menezes, da Transcarioca.
Os aeroportos funcionavam com aparelhos. O Santos Dumont tinha, até 9h, dois voos atrasados: um vindo de São Paulo, e outro, de Roraima. No Metrô, nas Barcas e na Ponte Rio-Niterói, segundo as concessionárias, a operação ocorria normalmente àquela hora.

Probabilidade de deslizamento

Segundo o Alerta Rio, há possibilidade média de deslizamento na Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba e Barra/Jacarepaguá — isto é, predominantemente em aterros, com pouca locomoção de terras. 

Na Zona Sul, a probabilidade é baixa, o que significa que não teria relação com causas naturais.

Em 12h, chuva para quase um mês

A capital entrou em estágio de atenção às 19h35 deste domingo (7). Entre 20h de domingo e 8h de segunda, choveu 30% da média mensal do mês de janeiro para a toda cidade. 

No domingo, houve deslizamento de terra na Estrada das Furnas e afundamento de pista em Campo Grande. O temporal também causou o alagamento de parte do BarraShopping, na Zona Oeste.

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver corredores tomados pela água, que sai dos ralos. A assessoria de imprensa do shopping diz que a área foi isolada, e a situação, normalizada.
Entre a noite e a madrugada de domingo, o Centro de Operações da Prefeitura contabilizou 18 bolsões d'água em vias.
 

Previsão do tempo

De acordo com o Alerta Rio, o tempo permanece instável na cidade. Um sistema de baixa pressão no oceano mantém a condição de chuva, embora deva diminuir de intensidade. 

Há chance de rajadas de vento moderado a forte, principalmente à noite. 


G1- Rio

Postar um comentário

0 Comentários