Junho além de nos animar com suas cores, comidas e músicas, serve também de inspiração para versos e rimas em homenagem aos festejos juninos, que pelo segundo ano consecutivo não foram realizados devido à pandemia do coronavírus.
E com este espírito o Jovem Jayres Alves Fernandes, de 27 anos, criou o cordel "Saudades do São João", que com o apoio da secretaria de educação e de órgãos e pessoas ligadas à administração municipal começou a ser recitado e distribuído em praça pública no período junino aos visitantes e turistas.
Conforme o jovem poeta foram confeccionados inicialmente mil exemplares do cordel que recebeu xilogravura de outro teixeirense, o artista Leandro Alves.
Após tudo pronto, foi hora de montar banca e começar a distribuição. E não faltou amigos nesta entrega, segundo o que relata Jayres: "Contamos com a ajuda da secretária de educação Marileide Justino, das amigas Áurea e Alcione e de Ricardo Alexandre e Leandro. Nosso time era de peso e juntos levamos a cultura e a conscientização nesse período que vivemos devido à pandemia".
Com máscara no rosto, amor pela leitura e vontade de dinfundir a arte, o poeta Jayres diz que a vontade é expandir a ideia a outros pontos turísticos ao passar da pandemia.
"Tenho outros projetos que com certeza elevará nossa cultura e a nossa educação a um patamar nunca visto no município. Várias cidades já pediram pra copiar o meu projeto, porém primeiro será em Teixeira e depois pras demais localidades. É novidade com iniciativa cultural e educacional", revelou ele.
A distribuição continua durante todo o mês.
0 Comentários