A reportagem do programa Radar Cidade, da última quarta-feira (13), mostrou o maior plantio de graviola do Sertão paraibano, que fica localizado no Sítio Cabrais no município de Monte Horebe. Assista ao vídeo:
A primeira vista parece pequeno, mas se destaca pela organização, qualidade do fruto e produção, que chega a 35 mil quilos do produto por ano, superando as estatísticas dos cultivos convencionais.
Além da grande produção, os frutos pesam até sete quilos, duas vezes mais do que o comum, isso deve-se aos cuidados de irrigação e manejos com a planta. A fruta é natural do México e das Antilhas, mas em Monte Horebe encontrou um ambiente favorável para a frutificação.
O proprietário Nenem Benedito, explica que todo esse plantio ficou dois anos e seis meses sem produzir graviola, por causa da ausência do besouro polenizador, e só com a ajuda de técnico agrônomo ele descobriu o motivo. Foi a partir daí então que ele passou a fazer a polenização manual e agora a produção voltou com muito mais vigor, como mostra a reportagem no vídeo acima.
Toda a área é irrigada com água puxada a motor, retirada de poços nativos do leito do Rio Piranhas durante todo o ano.
Após a colheita do fruto maduro é feita a preparação da pasta da graviola para comercializar. O produto é colocado em embalagens de 35 quilos, depois o saco plástico é selado e levado para a câmara fria, ode pode ser armazenado por mais de um ano. A maior parte do produto é vendida no vizinho estado do Ceará. Outra parte é transformada em poupa para abastecer os mercados em cidades da região do Alto Sertão.
0 Comentários