Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

Maior plantio de graviola do Sertão da Paraíba produz 35 mil kg do produto por ano, em Monte Horebe

reportagem do programa Radar Cidade, da última quarta-feira (13), mostrou o maior plantio de graviola do Sertão paraibano, que fica localizado no Sítio Cabrais no município de Monte Horebe. Assista ao vídeo:

A primeira vista parece pequeno, mas se destaca pela organização, qualidade do fruto e produção, que chega a 35 mil quilos do produto por ano, superando as estatísticas dos cultivos convencionais.

Além da grande produção, os frutos pesam até sete quilos, duas vezes mais do que o comum, isso deve-se aos cuidados de irrigação e manejos com a planta. A fruta é natural do México e das Antilhas, mas em Monte Horebe encontrou um ambiente favorável para a frutificação.

O proprietário Nenem Benedito, explica que todo esse plantio ficou dois anos e seis meses sem produzir graviola, por causa da ausência do besouro polenizador, e só com a ajuda de técnico agrônomo ele descobriu o motivo. Foi a partir daí então que ele passou a fazer a polenização manual e agora a produção voltou com muito mais vigor, como mostra a reportagem no vídeo acima.


Toda a área é irrigada com água puxada a motor, retirada de poços nativos do leito do Rio Piranhas durante todo o ano.

Após a colheita do fruto maduro é feita a preparação da pasta da graviola para comercializar. O produto é colocado em embalagens de 35 quilos, depois o saco plástico é selado e levado para a câmara fria, ode pode ser armazenado por mais de um ano. A maior parte do produto é vendida no vizinho estado do Ceará. Outra parte é transformada em poupa para abastecer os mercados em cidades da região do Alto Sertão.

Radar Sertanejo

Postar um comentário

0 Comentários